SINOPSE

A adoção de ambientes online no campo da educação e da formação tem dado provas do seu potencial, e por isso não é uma utopia considerar a Educação Digital em Rede, como uma oportunidade de inovação, de integração, inclusão, flexibilização, abertura, personalização de percursos de aprendizagem, mas esta realidade exige uma mudança de paradigma. Esta mudança exige, pois, que se pense em criar e desenvolver mais estruturas que respondam a estas mudanças e às necessidades da formação docente e de educação ao longo da vida. Com efeito, a mudança de paradigma, para uma educação digital em rede, exige uma política ativa de formação docente, de apropriação digital, para propiciar metodologias e práticas pedagógicas de qualidade, por meio de programas de formação com Tecnologias Digitais conectivas. Sendo a educação digital em rede, um processo que se caracteriza pela conectividade, rapidez e fluidez, é necessário desencadear, neste momento, processos formativos que auxiliem os professores a ultrapassar este período de emergência nacional provocado pela pandemia. É no quadro desta necessidade que a Universidade Aberta disponibiliza este Curso.

OBJETIVOS

Espera-se que o percurso do Curso de Formação para a Docência Digital em Rede permita:

  • servir como apoio aos professores a nível do desenvolvimento de competências básicas para a conceção e organização de ambientes digitais educativos em rede;

  • aceder a um ambiente aberto e interativo para estudo e pesquisa sobre as diferentes dimensões da Educação Digital em Rede;

  • analisar atividades educativas em ambientes digitais em rede, identificando criticamente os seus principais elementos.

  • promover a utilização do digital, enquadrado em modelos e práticas educativas próprias

CONTEÚDOS

I – EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO ONLINE E MODELOS PEDAGÓGICOS VIRTUAIS

  1. Educação Digital em Rede

  2. Comunicação e interação em ambientes online.

  3. Modelos Pedagógicos virtuais

II – PLATAFORMAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS ONLINE

  1. Plataformas digitais.

  2. Tecnologias e conteúdos digitais online

  3. Tecnologias audiovisuais online.

III – E-ATIVIDADES E AVALIAÇÃO DIGITAL

  1. E-atividades de aprendizagem.

  2. Práticas de avaliação digital.

METODO
LOGIA

A presente ação é lecionada na modalidade de eLearning, com recurso a um sistema de gestão de aprendizagem (LMS) e num regime exclusivamente assíncrono. O termo “ambiente virtual” aplica-se a espaços organizados onde decorrem interações com os conteúdos digitais e entre os formandos, criando-se comunidades de partilha de conhecimento e de experiências, onde os formandos são incentivados, através dos vários problemas colocados, a realizarem aprendizagens significativas.

DESTINATÁRIOS
O curso destina-se a Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
DURAÇÃO DO CURSO
O curso terá a duração de 26 horas (3 Semanas). Durante o período do Curso será desenvolvido um Ciclo de Conferências Online- Educação Digital em Rede, onde serão analisadas e aprofundadas as temáticas do curso por investigadores da área.

 

© 2023 por Lingo. Orgulhosamente criado com Wix.com 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now